Programação
   

V Encontro Latino-Americano de Percussão

I Encontro Nacional de Professores Universitários de Percussão

Dia da Percussão no Brasil 2009 (Percussive Arts Society –Brasil)

Coordenação geral: Prof. Eduardo Tullio

03 a 07 de novembro de 2009
Uberlândia – Minas Gerais - Brasil

Realização: UFU- PROEX – DICULT- FAFCS - COMUS - COTEA
Laboratório de Percussão
Apoio: Prefeitura Municipal de Uberlândia
Universidade do Rio de Janeiro – Uni-Rio
Arte e Ofício Vidraçaria
Banana da Terra Restaurante
Fiore Pizzaria
Parati Hotel
Sesi – Fiemg
Embaixada do México
Conservatório de Música de Uberlândia Cora Pavan Caparelli
Ideal copiadora
Temppus instrumentos de percussão
Baquetas Kanion
TV Integração - MG

 

      O Brasil sempre teve uma grande tradição na área da percussão popular, mas atualmente tem também avançado muito no campo da percussão erudita e contemporânea, através do aprimoramento de vários professores, percussionistas que já atingiram nível internacional como intérpretes e/ou compositores. Fator fundamental para esse desenvolvimento tem sido a série bienal dos Encontros Nacionais e Latino-americanos de percussão realizados em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

      Os Encontros de Percussão buscam atingir o grande público unindo entretenimento e informação de qualidade, através das apresentações de grupos e solistas de reconhecida excelência em diversas áreas, como o folclore, a música étnica, o jazz, a improvisação, o experimentalismo, o contemporâneo, a percussão brasileira, música e teatro, além de solistas dos mais variados instrumentos (marimba, vibrafone, bateria, tímpanos, percussão múltipla, kalimba, percussão étnica, percussão brasileira, etc).

      Além das apresentações, existe também o aspecto didático do Encontro, dirigido aos estudantes e profissionais da percussão, com a realização de clínicas e master-classes para atualizar e aperfeiçoar o conhecimento técnico e musical dos participantes. Realizamos junto ao Encontro Latino-Americano o “I Encontro de Professores Universitários de Percussão”, buscando uma aproximação das diferentes instituições de ensino de percussão brasileira visando uma troca de experiências e metodologias de ensino de percussão que possam fortalecer o ensino, pesquisa e performance de percussão no Brasil.

      Para mais informações sobre a programação acesse o menu ao lado. Segue abaixo um mapa para a sua orientação.




Exibir mapa ampliado